sexta-feira, 24 de abril de 2009

Contar a liberdade


Numa visita à livraria, encontrei este livro quando andava à procura de outro, da mesma autora, mas de poesia. História de uma flor é um encontro feliz entre a velhinha Matilde Rosa Araújo e o João Fazenda. Ela escreve o texto em prosa, ele ilustra com o traço tão especial que tem (eu sou fã de Um Saltinho a Lisboa, mesmo antes de pensar ter filhos...).
A história é a do 25 de Abril contada na perspectiva da flor: uma flor que vivia na sombra, mas que um lindo dia começou a apanhar sol, foi colhida e encontrou-se com outras flores iguais a si, todas muito contentes.
Não há uma única referência aos factos históricos. Mas a flor é um cravo vermelho e aparecem uns soldados com espingardas a fazer de jarras, todos contentes. Quem conhece a História pressente-a neste livro. E é bonito, apelativo, cheio de cor... Uma delícia para começar a contar a liberdade aos nossos pequenos!

2 comentários:

pedradababy disse...

Por acaso é uma maneira engenhosa de apresentar os nossos filhotes a essa história que é... a nossa!
Queria eu que a minha Lu se sentasse um pouco a ouvir mas a moçoila não para um seg. O teu filhote presta atenção quando lhe lÊs? Não digo que entenda, lógico que ainda é pequenino mas, fica sossegado a prestar atenção às entoações, desenhos e vozes?
beijocas grandes, muito grandes

Carla Macedo disse...

sossegado não é a expressão certa. e eu não lhe conto a história como está escrita... muito resumo, muitas perguntas ("onde é que está o piupiu?"). às vezes resulta muito bem, outras vezes nem por isso. mas costumo aproveitar quando está cansado e molinho para lhe contar... caso contrário, não pára quieto.