terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O blogue é meu


Estou farta de ser boazinha. Hoje vou ser má:

ESTOU FARTA DE GENTE BURRA!

Há uma espécie de incapacidade relativamente comum para interpretar aquilo que está escrito. Eu sei que o nosso país sofre de iliteracia grave, isto é, as pessoas sabem juntar letras e formar palavras mas não percebem o sentido do que está escrito. Depois, aliam a essa falta de capacidade de leitura a uma má vontade crónica fruto, acho eu, de serem más pessoas, desconfiadas, auto-vitimadas, auto-comiseradas. Finalmente, não conseguem discordar das opiniões dos outros sem serem mal-educadas. Saber ouvir, saber ler, dava muito jeito quando queremos discordar, perguntar ou apenas pôr em causa. Quando não se percebe pergunta-se ou avisa-se. Podem dizer-me “olha, não percebi o que escreveste, podes escrever de outra maneira?” Eu prometo que explico! Eu sei que nem sempre os meus textos são claros e peço desculpa por isso.

Tudo isto para dizer que o comentário do anónimo ao meu texto Depósito de crianças, me irrita por duas razões, a saber:
1º Está mal escrito! Uma oração precisa de um sujeito, um predicado e, na maioria dos casos, um complemento! Um advérbio de modo não precisa de acento! O acento da preposição é sempre grave!
2º Porque é fruto de muita má vontade. Só muita má vontade consegue assumir que o meu texto e o meu blogue é de crítica às famílias e não às instituições. Só muita má vontade pode ler naquilo que escrevo uma autoria socialmente favorecida. Se o anónimo o lê assim e não tem má vontade, é porque é burro!

Posto isto devo acrescentar:

1. Quem viu o Conta-me como foi fica a saber como foi a minha infância. Há poucas diferenças entre a minha casa e a casa dos Lopes.
2. Sou inteligente e informada, porque me esforço para isso. Sou crítica porque me interesso não só por mim mas pelo futuro da comunidade da qual faço parte.
3. Sou magra e linda – rói-te de inveja - e não faço dieta! Passo a ferro, ando a pé e aspiro e é esse o meu ginásio.
4. Prefiro comprar livros a ter uma empregada mas garanto que assim que puder contrato uma.

É por isto que:
ESTOU FARTA DE GENTE COM CELULITE NA CABEÇA!
ESTOU FARTA DE GENTE BURRA!

E por isso acabou-se! Vou escrever para a gaveta!

5 comentários:

Anónimo disse...

Ignora os anónimos, vozes de burro não chegam ao céu. Bjs

Luísa disse...

Ó Carla mas tu escreves para ti ou para os anónimos? Atira para o lixo os comentários parvos e não deixes de escrever porque eu gosto de ler o teu blogue!

Bjs

mena disse...

que disparate! vais fechar o blog por causa de um anónimo imbecil? tu não faças uma coisa dessas que eu gosto bastante de cá vir...

pedradababy disse...

Olá Carla. Tenho andado tão ausente mas não penses que me esqueço de voçÊs. E, de vez em quando e quando vejo que actualizas venho cá espreitar. Não quer dizer que esteja sempre de acordo mas... adoro as tuas opiniões e adoro a tua visão das coisas. Eu de facto não sou lá muito culta - mea culpa, mas compreendi perfeitamente a tua critica e a quem era dirigida. É uma pena que existam instituições assim geridas em Portugal e o pior é que as há aos montes e em mais do que infantários. É por isso que adoro a escolinha da Lu que, embora seja gerida pela Segurança Social, é MARAVILHOSA, com excelêntes condições, e com um carinho pelos meninos fora de série. Todos os dias dou graças a Deus por ter tido a sorte de conseguir vaga para a minha Lu. Dizes tu (pelo que já conheço de ti): "Sorte???"""" e tens razão, não é sorte, todos deviam ser assim. Era obrigação do estado cuidar dos "seus filhos" todos assim e da mesma maneira. Emfim... é o país que temos e depois quem fala ainda é criticado. Nem posso falar muito do anónimo que bem sabes o quanto mexe com os meus nervos. Deviamos ignorar - é o que sempre me dizem para fazer quando tenho um desses no meu blogue. Algumas mães que conheço pessoalmente, dizem que nem publicam comentários desses que também recebem, e ignoram. Mas sinceramente não consigo. Acho que é de uma covardia total dar opiniões más e anónimas. Dêm a cara porque tenho a certeza que não vais perseguir a pessoa por isso. Mas não, porque o objectivo destes comentários é só destabilizar estes cantinhos que tanto gostamos. O pior, é que conseguem!
Desculpa a confusão de ideias neste comentário tão longo mas acho que consegui deixar a ideia principal.
Não vás! As tuas ideias e comentários fazem muita falta nestes espaços.
Beijo

MP disse...

Vénia e aplausos, aplausos!!!

:)