terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A creche ilegal

Ontem fiquei em casa de manhã e vi essa contribuição generosa para a sociedade que é o programa Praça da Alegria, da RTP 1. Estavam os senhores apresentadores - Jorge Gabriel e Sónia Araújo - todos indignados porque os vizinhos não tinham denunciado a existência de uma creche clandestina no prédio onde viviam, a creche da Morais Soares. Também estavam indignados com a falta de fiscalização, com a ausência de instituições que fechem esta casas.
Senhores apresentadores façam o favor de sair da bolha de conforto em vivem, ponham o pé na rua e olhem para a realidade em redor. As creches ilegais da Morais Soares e arredores devem ser às dúzias. Eu conheço pelo menos duas amas ali perto que apoiam as famílias. A fiscalização do Estado não funciona porque não convém. Se estas casas forem fechadas há muita gente que deixa de ir trabalhar porque não tem onde colocar os filhos. É uma questão de dinheiro ou falta de cuidado dos pais? Nem uma, nem outra. É uma questão de inexistência de recursos.
A creche clandestina da Morais Soares fica na Penha de França. Na Penha de França, estão registados 18 mil moradores (os ilegais não contam, mas basta andar na rua para imaginar a quantidade). Há muitíssimas famílias jovens que para ali vão morar porque as casas são as mais baratas do centro da cidade (é o nosso caso).
E quantas creches há na Penha de França? Quantos berçários? Há 1. Sim, UM. Que recebe 8 crianças por ano a partir dos 4 meses, mais doze com 1 ano, mais 14 com 2... Depois há um jardim infantil privado e duas ipss que recebem crianças com mais de 3 anos. Nestes, que são perto de casa, nunca o meu filho teve vaga.
Só falta acrescentar que nem a proposta do BE na assembleia municipal, nem a proposta dos cidadãos no Orçamento Participativo para a construção de uma creche e jardim infantil foram aprovados. Mas a cidade vai ter um campo de raguebi no Lumiar...
É preciso explicar mais alguma coisa?

4 comentários:

Anónimo disse...

Voltou ao normal e em grande.
Parabéns!

Anónimo disse...

Voltou ao normal e em grande.
Parabéns!

Rainbowfly disse...

Subscrevo inteiramente o comentário do anónimo.
Rendi-me a este blog ao 2º post e ao 3º não resisti a vir dizer-lhe o quanto compreendo e aprecio a suas palavras.
Parabéns!

Isabel Fonseca disse...

olá, depois de ter lido todo o seu blog, como se de um verdadeiro livro se tratasse, venho volta e meia ver novidades... Muito bom!!!

Desta, venho também pedir a sua opinião se me conseguir ajudar.

De momento vivo na Republica Checa mas a preparar o regresso para Portugal em breve... já aluguei casa na Penha de França pela General Roçadas mas nao conheço nada de creches por ai, que creche me poderia referenciar... das poucas, qual a melhor..sinha... a minha pequena tem 2 anos e uns meses.

Muito Obrigado
Parabéns e continue na luta!!!

Cumprimentos

isabelfonseca33@hotmail.com