terça-feira, 7 de maio de 2013

Exames de fim de ciclo

Os exames do 4.º ano são um problema? Ou são vários problemas? Desculpem, ouvi o senhor de uma associação de pais a dizer que nem na faculdade se fazem provas com 2 horas e 40 minutos e só me apetece perguntar em que faculdade é que ele andou.
Há mais questões, não é? A criança ficar marcada por uma nota má... A pressão que a criança sofre sem necessidade... A possibilidade de a criança por causa dos nervos não conseguir ter um bom desempenho... Pois, não percebo.

Bom, se alguém me souber explicar como é que os exames da 4ª classe prejudicam as criancinhas agradeço que me deixem aqui nos comentários a explicação. É que eu não entendo.

7 comentários:

3Picuinhas disse...

olha não sei...mas parece-me que o meu paizinho e a minha mãezinha sobreviveram de forma saudável à coisa :)

Anónimo disse...

Os exames do 4º ano prejudicam os alunos dos outros anos que hoje ficaram sem aulas e na 6ª feira vai ser a mesma coisa. Não sou contra os exames, são mais um elemento de avaliação, mas como avaliar se o ano lectivo ainda não terminou? Ainda existe mais um mês de aulas e os professores tiveram de andar a "acelerar" para que hoje toda a matéria pudesse ser avaliada. Também não compreendo a "troca e baldroca" das crianças. Não teria sido muito mais simples os professores terem ido para as escolas primárias? E os custos de todas estas deslocações? Lá vamos nós, contribuintes, suportar mais uma despesa. Peço desculpa pelo desabafo. Eduarda

Beijo Sabura disse...

:) Linda Carla, em tudo discordo, não acho necessário e não fazem sentido. O produto final da coisa - a criança não tira benefício nenhum da coisa, antes pelo contrário. Os professores e famílias andaram em "espiral" durante meses para as crianças serem avaliadas por um exame nacional, que tem um peso exagerado na sua nota final...não somos iguais em 25% nas turmas, quanto mais nas escolas, nas cidades. Em total verdade, da aferição do sistema, da avaliação deveria resultar a melhoria de condições para aqueles que têm piores resultados. Resulta o quê para as escolas? Nada. Nem mais apoio, nem mais projectos. Nada. Pior, a escola fica rotulada num ranking nacional. O Miradouro de Alfazina (Bairro Pica Pau amarelo, Almada), escola TEIP faz um exame igual ao de um colégio ou escola pública de um meio socio-económico alto...aferir o quê? Aferimos um professor que tem de matar a fome ao aluno e depois aconchegá-lo nos estudos com um que felizmente vem aconchegado a todos os níveis de casa?! Para mim, esta baliza de exames são showoff para político ver e que em muito prejudicam a vida das crianças com o stress que lhes metem em cima. E para quê? Isto é que eu não percebo. Mas se calhar está na altura do tal café!!!! Beijos mil para ti

Jolie disse...

Exame da 4ª classe em discussão!? Não entendo esta super-protecção da criancinha! A existir a probabilidade de isso afectar a criança será com certeza em resultado da atitude dos pais.
Ah! Eu tenho 54 anos e sobrevivi de forma saudável.
... e como eu gostava de repetir agora o meu exame da 4ª classe. ;)

célia disse...

Olá, convido-te a ouvir um pouco o prof. José Pacheco da Escola da Ponte que nos ajuda a perceber como esse tipo de exames não fazem bem a ninguém, muito menos às criancinhas.
http://www.youtube.com/watch?v=Nj1AkJnGaxE

inesn disse...

Obrigada, Rita Alves, por tão clara exposição do que é esta aberração...

a questão é não "em que prejudica as crianças o exames"...a questão deveria ser: em que a beneficia?!

Teresa I. disse...

Queria ter sido eu a escrever o que escreveu a Rita Alves e a rematar com o comentário da inesn (o prof. José Pacheco não ouvi). Subscrevo em absoluto.