segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Queremos ou não ser espanhóis?

Governo dá 2500 euros por cada novo filho

O Parlamento espanhol aprovou ontem o projecto-lei que regula a atribuição de um "cheque bebé" de 2.500 euros por cada filho que nasça ou seja adoptado, iniciativa contestada pelos partidos da oposição que a consideram insuficiente ou eleitoralista.

O apoio, conhecido por "cheque bebé", prevê o pagamento por cada filho que tenha nascido ou tenha sido adoptado depois de 1 de Julho último, altura em que o primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero anunciou a medida como um estímulo à natalidade.

A medida foi aprovada depois de um intenso debate dentro e fora do Parlamento, com algumas forças políticas a sustentarem que a iniciativa é uma simples manobra eleitoral - as eleições são em Março -, carecendo de uma política global de apoio à família.

Outras forças políticas apresentaram propostas de emenda à iniciativa, defendendo que famílias carenciadas deveriam receber até 3.500 euros e em casos de residentes em povoações com poucos habitantes a ajuda poderia aumentar até aos 4.500 euros.

As propostas de emenda foram recusadas, tendo o ministro do Trabalho e Assuntos Sociais, Jesús Caldera, defendido ontem a iniciativa, a primeira universal dirigida à família sem qualquer tipo de condicionamentos (fiscal ou contributivo).

Todas as famílias com residência legal em Espanha podem ter acesso ao "cheque bebé", independentemente dos seus rendimentos ou condição laboral.

A proposta de lei foi aprovada com carácter de urgência na Câmara Baixa e sem ser discutido em comissão, procedimento criticado pela maioria dos grupos parlamentares.

in JN, 19-10-2005

1 comentário:

pedradababy disse...

olá Carla. Deculpe a invasão mas não resisti a comentar. Quando aqui vim parar e li o resumo no perfil fiquei abismada por ler algo que digo a todas as minhas amigas. Sou grávida de 2ª viagem. A 1ª há 9 anos atrás e nessa altura não tinha mesmo dinheiro e sofri muito com o SN. Mesmo assim nunca verguei e sempre mantive que tinha obrigação de ser bem atendida. Nest 2ª já teria possibilidades com algum esforço de ser seguida particularmente mas sempre isnisti que não achava corrrecto. Felizmente tenho tido muita sorte com os médicos que me calham mas aínda assim noto muita diferença em relação às minhas amigas grávidas que seguem/seguiram pelo particular. Só tenho pena de, apesar de ter em muitas das coisas que li aqui, uma grande empatia e igual modo de pensar, não ter a força contestatária que tem e que já me deixei dominar e só reclamo com os meus amigos assumindo um papel submisso à maior parte das situações que me indignam. mas, por ser assim como pareçe ser, os meus parabéns e continue com essa garra. Deve ser do nome que é o mesmo que da minha irmã que também é altamente contestatária e que eu adoro ler os textos que escreve. Se me permitir vou colocar o link no meu blog para continuar a emocionar-me com o que escreve e constatar que não sou louca quando as minhas amigas me dizem que devia mas é ir para o particular e eu respondo que não aceito essa solução e que as coisas têm que melhorar. Obrigada pela atenção e desculpe o testamento.