quarta-feira, 5 de março de 2008

Estou de volta!


Depois de um parto que correu mal e muito longe das expectativas que tinha para ele, depois de uma chegada a casa complicada e de uma recuperação difícil, depois de tanto tempo sem escrever, andei a ponderar sobre a continuação deste blog. Afinal o bebé já nasceu e eu voltei para casa completamente desiludida com o SNS. Já não sei se hei-de acreditar que alguma vez as coisas mudem em Portugal. Porque se houve coisas que correram muito bem, o parto e as complicações decorrentes mostraram-me que ainda há muito proteccionismo de classe entre os médicos e muita burrice dos que trabalham em seu redor. E que de nós, utentes do SNS, se espera que saibamos o mínimo e perguntemos o menos possível. Sentia-me sem forças para reclamar.
Mas hoje li o comentário que a Sónia Curado deixou ao meu último texto e pensei que faz sentido falar destas coisas. Nem sei muito bem porquê. Mas acho que faz.

10 comentários:

Sónia Curado disse...

Fico feliz por te ter animado com o meu comentário.
Concordo contigo: é esperado que nós, utentes do SNS, sejamos em bom português "uns grandes nabos", sem formação. Por isso é que toda a gente se espanta quando alguém pede o livro de reclamações, quando alguém fura a burocracia ou quando alguém sabe o que é uma cefaleia ou uma epistaxis (respectivamente: dor de cabeça e sangrar do nariz). Mas enfim... Tenho pouca, mas ainda tenho esperança num futuro melhor. Não desistas do blog: se ninguém detectar os erros, eles nunca poderão ser corrigidos!
Espero que esteja tudo bem contigo e com o bebé.

Beijinhos!
Sónia Curado

pedradababy disse...

Carla, nem penses em desaparecer. Todo o santo dia venho aqui espreitar se já postaste ou não. Bem sei que um recem nascido dá muito trabalho e pensei que fosse por isso mas, desistir? por favor não! Sabes, és um exemplo para nós. Às vezes estou em algum lugar e lembro de ti,penso para os meus botões... ai se a Carla estivesse aqui...! Ainda no outro dia estava na Seg Social e estive duas horas à espera para ser atendida no prioritário; a Sra responsável pelo único ginché, levantou-se e foi almoçar e pelos vistos não passou as senhas às suas colegas porque ninguém chamava as duas mamãs de recém nascido e eu- grávida, que estavamos para ser atendidas. Lembrei-me logo de ti e levantei-me e fui refilar com elas. Eu e uma das mamãs e lá fomos as trÊs atendidas. Como ves, o teu testemunho é muito importante e ajuda-nos a ter uma atitude mais intreventiva.
Continua
Beijo e espero que a expriência da maternidade esteja agora livre destes fantasmas e a correr muito bem.

Andreia disse...

Olá,li o teu blog todo e quando soube que já tinhas tido o teu bebé, vinha cá todos os dias ver se já havia novidades.Apesar de o parto não ter corrido bem, o que interessa é que está tudo bem contigo e com o teu filhote.
Gostava muito de te continuar a ler:)
Beijinhos
Andreia

Andreia disse...

Olá,li o teu blog todo e quando soube que já tinhas tido o teu bebé, vinha cá todos os dias ver se já havia novidades.Apesar de o parto não ter corrido bem, o que interessa é que está tudo bem contigo e com o teu filhote.
Gostava muito de te continuar a ler:)
Beijinhos
Andreia

Sonia disse...

olá....eu acho que sim -deves continuar ....que mais não seja para falar do que te vá na alma e que as pessoas possam apremder que todos temos direito a reclamar do que está mal... talvez assim mude alguma coisa... eu já fui muito "caladinha" agora reclamo .... se acho que tenho razão... com o que descontamos todos temos direito a um sns -que no minimo nos respeite....beijinhos

Carla Macedo disse...

minhas amigas,
muito obrigada pelo apoio. assim dá vontade de escrever realmente. a maternidade está a correr bem apesar do princípio atribulado. os próximos textos vão ser sobre as complicações. mas não se preocupem. tudo está bem quando acaba bem (ou mais ou menos). Beijinhos!

Anónimo disse...

Acho que tem razão em muito do que reclama em relação ao atendimento de que foi alvo. Não acho é que isso seja exclusivo do SNS. Claro que quando toca à saúde, e principalmente a dos nossos filhos, ficamos mais sensíveis e não toleramos falhas. Mas a incompetência abunda a cada esquina. Os erros administrativos que sofreu também existem em qualquer repartição de finanças e em muitas instituições privadas. O SNS é para todos, temos acesso de forma quase gratuita a uma medicina actual e desenvolvida. Se numa próxima gravidez optar pelo sistema privado não pense que não há falhas, há e algumas bem mais graves! Nessa altura partilhe também!

Carla Macedo disse...

sr. anónimo,
O SNS não é quase gratuito! Pagamos impostos elevados para ter serviços que muitas vezes não funcionam. O que funciona bem normalmente são os automóveis topo de gama dos administradores dos hospitais. E nesses, nem por sombras temos direito a andar!

3Picuinhas disse...

Reclamar, tal como um voto, mais do que um direito é uma obrigação. "Foi para isto que fizemos Abril", como diria um amigo meu. E tal como no resto da nossa vida, é preciso chamar à responsabilidade quem a tem. E tal como nós, que trabalhamos para privados,também os serviços públicos (pagos com o dinheiro de TODOS os contribuintes) e os respectivos funcionários devem estar sujeitos ao escrutínio e avaliação, quer dos utentes, quer das entidades por eles responsáveis. Reclamar porque um atendimento ou um serviço não corresponde ao esperado, é um direito, um dever, e é sobretudo a única ferramenta realmente útil para se conseguir transformar a realidade com que temos de lidar.
E se tu e eu nos podemos dar ao "luxo" de optar pelo atendimento em serviços privados, existe muitos milhares que não têm essa sorte.
Força amiga!

Anónimo disse...

Olá Carla!

Como leitora do seu blog desde o ínicio,fiquei feliz de a ver de volta. É sinal que os problemas foram ultrapassados.Ainda bem!
Pensei mesmo que tinha desistido de escrever, o que era uma pena, pois admiro muito a sua coragem de denunciar o que vai mal neste país, principalmente na saúde.
bjs