quarta-feira, 30 de abril de 2008

SNS, cá vamos nós outra vez

Por causa da Hiperplasia da Supra Renal do meu filho, acabei por me decidir pelo seguimento no SNS. A coordenação entre os 2 médicos é mais fácil desta forma. Com um pediatra privado haveria mais complicações (como o encaminhamento do bebé para o serviço de endocrinologia do hospital onde trabalhasse). Depois, a melhor parte do seguimento da minha gravidez aconteceu no Centro de Saúde. Eu adoro a minha médica de família, sobretudo porque ela, quando não sabe, não inventa. Na primeira consulta, expliquei-lhe o que fui capaz acerca da doença e mostrei-lhe todos os resultados dos exames do bebé que possuo. Ela, claramente, não percebe nada da doença que o meu filho tem. Mas não tentou esconder. Disse qualquer coisa como "se ele está a ser seguido na Estefânia e lhe dizem que nós aqui o devemos tratar como um bebé normal, é isso que faremos." Cada vez que lá vou ela sente um orgulho evidente por o bebé estar a crescer bem e ter todos os reflexos que é suposto a cada mês. Diz muitas vezes "está preparado para a luta" - coisa que me parece deliciosamente comunista.
Mas o seguimento no Centro de Saúde da Penha de França tem outra vantagem: o enfermeiro. O enfermeiro é muito novo mas isso não o impede de ser super competente. Tem a componente emocional que nesta fase é tão importante. Fala baixinho, trata os bebés pelos nomes e incentiva as mães a tomarem as suas decisões. É elogiado na sala de espera e cada mãe que sai com o bebé ao colo sai da sala, normalmente, a sorrir. Ele preocupa-se e é disponível. Dá um email de contacto, diz que sempre que se sinta uma dificuldade se telefone ou simplesmente apareça. Comigo foi excelente quando me disse que eu podia voltar lá, só um mês depois. Eu pedi para fazer uma consulta pelo meio e ele acedeu ao meu pedido.
Só há uma coisa incrível. As condições físicas do centro de saúde são uma porcaria. É mesmo assim que se tem de falar. O elevador é mínimo e o carrinho não cabe lá dentro. As salas de espera são, na maioria, interiores e sem ar a circular. Os gabinetes médicos têm equipamentos dos anos 40. Sim, dos anos 40. E a médica de família e o enfermeiro lá vão todos os dias e sorriem sempre, mesmo quando me encontram no corredor, só de verem o meu filho a crescer.

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá Carla Gostaria de te dar o meu apoio pela coragem que eu às vezes vezes sinto não ter... Mas acho muito bem reclamares, pois não estamos a exigir nada para além dos nossos interesses e direitos como cidadãos
Eu não sou jurista mas do pouco que sei de Direito Administrativo, os particulares directamente interessados no caso, têm direito a consultar o processo que a si lhes diz respeito Art 62º do CPA - código dos processos admistrativos. Este código é facilmente retirado da net, mas se estiveres interessada e não conseguires posso enviar por mail. A Lei 65/93 de 26/8 (alterada pela Lei 8/95 de 29/3) também regula o acesso a documentos por quaisquer pessoas mesmo que não interessadas no procedimento. Não sei se não valeria a pena consultares um advogado... porque reclamar num hospital é um processo complicado. Por exemplo, como tomas-te 2 doses de anestesia epidural, podem alegar que não estavas completamente consciente e que as coisas não se passaram como pensas... não leves a mal, mas só estou a tentar alertar o que hospital pode alegar em sua defesa... Boa Sorte! e Felicidades

Marta disse...

Olá Carla!

Tenho seguido o teu blog silenciosamente já há muito tempo. Confesso que senti muitas vezes uma pontinha de vergonha porque eu trabalho no sns, esforço-me verdadeiramente por fazer um bom trabalho, e tenho muita, muita pena que haja gente incompetente que deite todo o nosso esforço por água abaixo.
Hoje fiquei verdadeiramente orgulhosa, e de sorriso nos lábios ao ler a tua descrição do enfermeiro do centro de saúde! É que eu sou enfermeira, e fico sempre muito feliz quando encontro gente competente na minha profissão, e mais ainda quando noto que o seu esforço é reconhecido.

Beijocas grandes e felicidades para o bebé.

Mãe das Marias disse...

São pessoas assim que nos dão alento! Deve ser difícil trabalhar em más condições e manter um sorriso na cara ...

beijos***

Anónimo disse...

Olá Carla, é só para dizer que conheço esse enfermeiro e que concordo consigo! É, de facto, mt disponível e atencioso! (:
E essa extensão de saúde já merecia umas obras, já...