segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Festinhas na barriga não!!!

Quem é que me mexeu na barriga? Isto é, quem é que, antes de eu estar grávida, me impôs as suas mãos, me fez festinhas ou movimentos circulares na barriga? Quem é que encontrou motivos para o fazer? A resposta é: quase ninguém.
E de repente, as mãozadas sucedem-se. Quem é que pediu? A barriga é minha, continua a ser a minha pele, a minha sensibilidade! Mas isso parece ser indiferente. Hoje encontrei uma mulher que só conheço profissionalmente, que só vi uma vez. Quando nos cruzámos ela fez um sorriso enorme e disse: "não sabia que estavas grávida! ficas tão bem! estás muito bonita!" Este tipo de coisas até se agradece. Mas a mão a circular de cima para baixo na minha barriga e o olhar fixo, para baixo, enquanto fala comigo, é perfeitamente desnecessário! Aliás, incomoda!
O mais curioso é que o objecto das festas (eu) não pode dizer nada. Noutro dia tive de dizer a um tipo que também só conheço profissionalmente que não gosto de festas na barriga e que fizesse o favor de não me tocar. O olhar e a voz não deixaram passar outra coisa que a condenação. Eu sei que ele não tinha más intenções e até reconheço uma certa atracção pelo milagre que se passa debaixo da minha pele. Mas a pele é minha! Custa muito perguntar antes de tocar?

3 comentários:

Carla disse...

Gostei da filosofia do blog. Eu pela minha idade nem considerei a possibilidade de ser seguida no SNS. Tive sempre medo que alguma coisa não fosse vista em condições. Tenho uma colega que está grávida e a ser seguida no SNS, e não fez metade das análises e exames que eu fiz, nomeadamente o rastreio químico. Concordo contigo quando dizes que se nos afastamos do SNS a coisa degrada-se e por isso admiro a tua coragem. Eu gostava de ter tido a coragem de fazer o mesmo. No entanto o parto foi num hospital público. Ir para um privado nunca me passaria pela cabeça.

Beijos e espero que tudo continue a correr bem

Carla Macedo disse...

Olá Carla!
Obrigada pela visita. Quanto ao que contas, creio que o importante é ter liberdade de escolha. Mas é pena que sejas obrigada a tomar essa opção, só por causa da idade. O SNS também devia ter tido espaço para ti. Quanto ao rastreio bioquímico, eu tinha, infelizmente, bons argumentos para o fazer. A maioria das gravidezes são saudáveis e por isso podem dispensar este exame.
beijinhos!

Paula disse...

Percebo-te perfeitamente. Parece que de um dia para o outro a nossa barriga é pública. Parou! Acabou! Pelo direito à minha barriga, pelo direito ao meu espaço, digo "só mexe na minha barriga quem eu quiser!".

beijinhos,