terça-feira, 13 de novembro de 2007

Para que serve reclamar?

Eu tinha a ideia peregrina que as reclamações formais serviam para melhorar os serviços sobre os quais reclamamos. Só mesmo eu, para achar uma coisa destas! Chegou finalmente a resposta do Hospital Dona Estefânia, à minha queixa escrita no Livro Amarelo, datada do mesmo dia da consulta de Fisiatria.
Nessa data, por causa de 2 horas de espera, eu fiz uma reclamação claramente contra o sistema. Expus o que me parecia um procedimento sistemático absurdo: obrigar as grávidas a apresentarem-se na recepção às 14h00 para marcarem a sua vez na consulta. Sublinhei, no livro de reclamações, que faria mais sentido marcarem pelo telefone a hora da consulta e não a hora da marcação, para que as grávidas não necessitassem de perder tanto tempo no hospital. Acrescentei que, por incrível que pareça, as grávidas trabalham.
A carta de resposta chegou. Aliás, chegaram duas. Uma para dizer que a reclamação estava a ser avaliada e outra, duas semanas depois da primeira, para responderem à minha reclamação. O senhor adjunto do director do hospital assinou uma carta em que se lia, resumidamente, o seguinte:

A sua consulta atrasou-se porque nesse dia houve uma urgência.

Pois, apesar de o meu trabalho ser escrever, pelos vistos tenho dificuldades de expressão escrita. (Não digam nada ao meu patrão!) Não me deram uma justificação para o sistema de marcação de consultas ser como é. Nem disseram se íam avaliar outras formas de marcação. Disseram-me, basicamente, para não voltar a fazer reclamações porque o sistema nacional de saúde é assim porque é assim. Não escreveram, mas é o que posso depreender.
Pois enganam-se! Vou continuar a reclamar. Aliás, já tenho plano para reclamar todas as vezes que for à consulta na maternidade, a partir das 36 semanas. É que quando marquei esta consulta avisaram-me para ir almoçada e levar lanchinho, porque a consulta deve demorar. Isto é, tenho que estar lá outra vez às 14h00, para marcar a vez, para ter consulta, para ser atendida ao final da tarde e nem ter uma estimativa inicial da hora a que vou ser atendida...

Para que serve uma reclamação? Por enquanto é para gastar papel. Vamos lá ver se isto muda.

1 comentário:

pedradababy disse...

Á única coisa que lamento é que parece que só as mamãs bloguers é que te ouvem porque o SNS mesmo com uma relamação oficial parece já ter uma resposta padrão para tudo. Ou seja, de nada serve reclamar. Cada vez que vou ao médico, hospital ou algo assim, rezo sempre para que corra tudo bem porque já sei que as probabilidades de correr mal, ser mal tratada ou ignorada são mais que muitas.
Bj